Se a mulher sente vergonha da aparência de seus genitais, não há nada que a faça sentir-se à vontade com seu parceiro.

Com muito mais freqüência do que se imagina, existem mulheres que se sentem incomodadas com sua aparência íntima.

Entre os motivos mais comuns estão um excesso de tamanho dos pequenos ou dos grandes lábios vaginais ou ainda o monte de vênus muito volumoso, o que muitas vezes até impede o uso de calças muito justas ou biquínis.


A cirurgia de redução dos pequenos lábios é simples, na qual é retirado o excesso de tecido, restaurando um aspecto estético e natural. A sutura é feita com fio absorvível, que cai espontaneamente, não ficando nenhuma cicatriz aparente. A anestesia utilizada pode ser local com sedação, durando a cirurgia entre 30 minutos e 1 hora, podendo-se ter alta logo após a cirurgia. A região pode ficar sensível por alguns dias. Não existe qualquer perda de sensibilidade, sendo a única recomendação a abstinência sexual por 30 dias.

O monte de Vênus volumoso é ocasionado por gordura localizada sobre o púbis, interferindo na aparência estética genital. A correção é feita por meio de Lipoaspiração local, sendo uma cirurgia bastante simples, com duração de no máximo 30 minutos. O pós-operatório é o mesmo da cirurgia de pequenos lábios.

No caso dos grandes lábios muito espessos e volumosos, dependendo do caso pode ser feita a Lipoaspiração, algumas vezes com retirada de parte do tecido. Em algumas mulheres com a idade podem ficar murchos e flácidos; neste caso pode ser feito preenchimento com gordura da própria paciente retirada de outro local, ou com substâncias artificiais de preenchimento.

Além destas, existem outros tipos de cirurgia da intimidade disponíveis, que podem ser esclarecidos por nossos especialistas.