Dermolipectomia Braquial
Braquioplastia


A plástica de braço recebe o nome de dermolipectomia braquial ou braquioplastia.

É uma cirurgia na qual deve-se avaliar a relação custo-benefício. Ou seja, se a pessoa está incomodada com o aspecto antiestético dos braços, deve decidir se faz a cirurgia, sabendo que está trocando a flacidez por uma cicatriz em uma região relativamente aparente.


Embora a cicatriz seja demarcada para ficar na face interna, sempre irá aparecer ao levantar os braços.

Para quem tem braço gordo, sem flacidez e ainda é jovem, a melhor indicação é a lipoaspiração, já que a retração da pele na juventude é boa. A lipoaspiração porém não é indicada em pessoas de mais idade, pois a retirada da gordura irá aumentar a flacidez da pele.

Nesta cirurgia, em situações mais simples, a remoção da pele pode ser feita por meio de uma incisão somente na axila. Quando há mais excesso de flacidez, a cicatriz vai da axila até o cotovelo, sendo feita pelo lado interno do braço.

Tanto a lipoaspiração como a braquioplastia podem ser realizadas com anestesia local e sedação ou então com anestesia geral. O período de internação é de 24 horas. Em alguns casos, pode-se sair no mesmo dia, a critério do cirurgião. O tempo cirúrgico é de 1 a 2 horas.

CUIDADOS PÓS – CIRÚRGICOS - A paciente deve usar uma cinta para sustentar os braços, alguns dias. Para amenizar a cicatriz, esta será tratada com cremes. Se a paciente só fez a lipoaspiração, está liberada para suas atividades normais a partir do 10º dia. No caso, da braquioplastia, isolada ou associada à lipo, só depois de 20 dias. Não pode dirigir, carregar peso ou levantar os braços, durante um mês. Sol, só depois de 6 meses.